Dicas

Como utilizar vasos na decoração do apartamento

Decorar sua casa com vasos e flores pode não ser uma tarefa fácil. Existem muitos tipos e usar o objeto errado pode causar desarmonia no ambiente do imóvel. Experimente usar um vaso azul em uma sala toda amarela, não é impossível, mas a chance de dar errado é muito grande.

Mas, com as dicas certas, ele pode trazer vida e energia ao ambiente. O básico: vasos de vidros são ótimos para abrigar frutas e pedras decorativas em um ambiente mais simples.

E se eles forem usados para comportar flores  ou plantas, devem ser posicionados em janelas e locais iluminados para suprir a necessidade de luz. Se a planta for artificial, vale até a pena arriscar coloca-la próxima ao sofá, cozinha e até mesmo na mesa de jantar.

Vaso de vidro composição laranja Vaso de vidro composição vermelho

Fonte: Pinterest

Dependendo do seu material e formato, o vaso é adequado para um tipo de ambiente específico. Vale a pena ressaltar que não são regras, mas dicas. Você até pode usar um tipo de vaso em um ambiente onde ele normalmente não se encaixaria, só depende de sua criatividade.

As principais dicas são:

Em um ambiente rústico, a melhor aposta são vasos de barro, cerâmica ou fibra. A cor e o formato destes materiais se entrelaçam bem a esse tipo de ambiente. Podem também ser usados em varandas.tipos-de-bancada-de-banheiro-em-madeira

Fonte: Pinterest

Em um ambiente com decoração clássica, o ideal é usar vasos de cerâmica, murano ou cristal.

 vasos-na-decoracao-do-apartamento-vaso-de-cristal

Fonte: Pinterest

Em ambientes mais despojados, você pode usar vasos feitos de embalagens de produtos do dia a dia, com materiais artísticos ou feitos de fibra.

vasos-na-decoracao-do-apartamento-vaso-de-garrafas

Fonte: Pinterest

Vaso de fibra Vaso de fibra

Fonte: Pinterest / Verde que te quero verde

No estilo de decoração romântica predominam as cores claras, como rosa e azul bebê. O tipo de vaso mais usado é o de porcelana.

vasos-na-decoracao-do-apartamento-vaso-de-porcelana

Fonte: Pinterest

Em um ambiente sofisticado é importante prezar pelo brilho. Esse tipo de decoração geralmente trabalha com cores leves e tons pastel. Portanto, é necessário utilizar elementos decorativos que equilibrem a composição. Sendo assim, nesses ambientes, se usa vasos de cristal, que realçam o ambiente.

Vaso de cristal Vaso de cristal

Fonte: Pinterest / Vamos Receber

Em um ambiente clean, o propósito é a simplicidade e a comodidade, portanto, os vasos decorativos devem seguir o mesmo objetivo. Neste tipo espaço, mais minimalista, o convencional é usar vasos com design reto e transparente. O contrário também é válido, usar uma cor sólida pode dar um toque de simplicidade.

vasos-na-decoracao-do-apartamento-ambiente-clean

Fonte: Pinterest

Os vasos de vidro comum e de cristal Lalique combinam muito com ambientes de estilo retrô.

vasos-na-decoracao-do-apartamento-vaso-lalique

Fonte: Pinterest

Lembre-se da regra de ouro da decoração: “menos é mais”. Não deixe o ambiente carregado, usar o senso critico é importante para identificar qual é o melhor lugar para colocar um vaso. Leve em conta o local, o móvel, a iluminação e todas as outras variáveis apresentadas acima.