Dicas

Veja como organizar sua mesa de jantar

Receber os amigos e a família em casa para um jantar é sempre agradável. E nada melhor do que começar a planejar o evento a partir da decoração da mesa de jantar.

Por isso, para conquistar seus convidados pelo visual, primeiro veja como organizar a mesa de jantar.

Primeiros detalhes

Comece elaborando o cardápio do jantar: é isso que vai ajudar na escolha da decoração mais apropriada para harmonizar com a refeição.

Determine também a cor principal que será utilizada para pensar em cada item e enfeite que vão dar vida ao ambiente.

Em seguida, defina os itens que devem estar na mesa. Lembrando que a toalha precisa combinar com o guardanapo, pratos, talheres, taças etc.

O método decorativo mais simples é com toalhas de tecido e guardanapos do mesmo conjunto, mas se preferir utilize apenas jogos americanos.

Fonte: Inspire e decore

Organizando talheres e taças

Primeiramente, o garfo sempre deve ser posicionado ao lado esquerdo do prato, pois a força para cortar os alimentos deve ficar concentrada na mão direita, que é o local correto para colocar a faca, e sempre com a lâmina voltada para dentro. A colher tem que estar ao lado da faca.

Modelo

Os talheres de sobremesa ficam acima do prato e os copos à direita, em ordem decrescente de tamanho. Caso seja oferecido champanhe, a taça deve estar localizada atrás dos copos convencionais.

Utilize um modelo de talher para cada refeição a ser servida. Por exemplo, o utensílio para salada é diferente do usado na refeição principal. Posicione cada um deles ao lado do prato, deixando na ordem em que o primeiro item que será utilizado fique do lado de fora.

Fonte: Verônica Vit

Sousplat

É um prato maior que serve de base para que os pratos quentes não entrem em contato direto com a mesa. Esta peça deve ser mantida na mesa até a última refeição.

Lugar apropriado para os talheres

Em um jantar mais formal é recomendável deixar as travessas em um aparador para deixar a superfície livre, facilitando a mobilidade.

Se o apartamento não tiver aparador, mantenha as travessas na mesa ou, se o espaço for reduzido, que tal receber seus amigos com as refeições servidas direto nos pratos?

Temperos

Saleiro, pimenteiro, vinagre, azeite, entre outros itens precisam estar acomodados juntos na mesa numa cesta ou em outro suporte especial.

Além disso, o balde de gelo deve estar cheio e sem água.

Enfeites

Acrescentar enfeites como candelabros, marcadores de lugar, porta-talher, dobradura, vasos e flores embelezam e traz charme a mesa de jantar.

Apenas tome cuidado para não incluir ornamentos muito grandes e altos. Isso atrapalha o contato visual.

Esses acessórios também podem ser coloridos, desde que combinem com o restante da decoração.

Fonte: Cerâmica Artística Burgina

Mesa para dois

Nesse caso, o romantismo e a delicadeza estão em pequenos detalhes como flores e enfeites como vasos de porcelana.

Para dar charme e simplicidade aposte em velas acesas e opte por cores mais suaves, conferindo sofisticação e um clima intimista.

Fonte: Table e etc

Aproveite as dicas para deixar sua mesa de jantar ainda mais bonita e elegante e bom apetite!