Dicas

Como organizar melhor sua estante de livros

A estante de livros é um item essencial no apartamento de um grande leitor. Existem várias maneiras criativas de organizá-la que, além de serem funcionais, podem dar um toque de charme à decoração do ambiente.

Visto isso, preparamos algumas dicas para você que gosta de ler e quer guardar seus livros da melhor forma:

Otimize o espaço doando livros antigos

Quem tem o hábito da leitura geralmente adora comprar vários livros ao longo do ano – ou até recebe de presente dos amigos. Com isso, o espaço disponível na estante é bastante disputado.

Como organizar sua estante de livros | Tibério Construtora

Cultura alternativa

Por isso, é interessante começar separando todos os livros da sua biblioteca e selecionar quais você pode doar. Dessa forma haverá vagas para novos exemplares, que, substituindo os já desgastados ou repetidos, podem dar um up na decoração.

Limpe a estante e os livros

É essencial fazer uma limpeza regularmente, retirando a poeira e destacando a delicadeza desse móvel.

Ao limpar a estante, escolha um produto que não comprometa o material que a compõe. Um pano umedecido ou um spray já é suficiente na maioria dos casos, valendo também para os livros.

Escolha o jeito de organizar

Como organizar sua estante de livros | Tibério Construtora

Pinterest

São inúmeras as formas de organizar uma estante de livros. Algumas priorizam a funcionalidade enquanto outras focam na decoração. Confira nossas sugestões e escolha a que preferir:

Classifique os livros por gênero ou temática

De todas, essa é a maneira mais funcional de organizar, pois você conseguirá achar o livro que deseja ler mais rapidamente, já que saberá exatamente onde está posicionado.

A ideia é dividir por gênero: ficção, não ficção, romance, suspense, dentre outros. Depois, basta guardar o livro na categoria que ele se encaixa. Outra opção é colocar em ordem alfabética, uma solução prática que também ajuda a economizar o tempo.

Como organizar sua estante de livros | Tibério Construtora

Fonte: Westwing

Separe entre lidos e não lidos

Mais uma atitude que vai facilitar sua programação de leitura é separar os livros que não foram lidos dos que já foram.

Focando na decoração

Uma estante de livros pode ser transformada em um ótimo artigo decorativo para destacar o ambiente.

Explorar a posição e as cores dos itens neste móvel são pontos que ajudam a chamar atenção. Por isso, organizar os livros por tons é algo que funciona bem, já que cria um visual harmônico.

Guardar as obras em orientações diferentes e utilizar outros tipos de objetos também pode atribuir charme à composição. Veja:

Como organizar sua estante de livros | Tibério Construtora

Pinterest

Utilize essas dicas para montar uma biblioteca inspiradora e aproveitar cada vez mais o hábito da leitura: uma atividade relaxante que educa e diverte.