Dicas

Como decorar seu apartamento com móveis de madeira

O nosso apartamento é onde procuramos aconchego e tranquilidade. E na hora de decorá-lo, encontrar materiais que proporcionam essas sensações é fundamental.

Uma excelente alternativa é usar móveis de madeira: são ótimos isolantes térmicos, trazem uma temperatura agradável ao ambiente e remetem à natureza. É também um item resistente, duradouro e que pode ser combinado com qualquer estilo decorativo.

Porém, antes de incorporar a madeira à composição visual do seu imóvel, é necessário fazer um planejamento e tomar os cuidados necessários para desenvolver um projeto harmônico e ao mesmo tempo de acordo com suas necessidades e preferências.

Tipos de madeira

Conheça opções que podem ser inseridas na decoração do seu imóvel.

Madeira Crua

Possui quase ou nenhum acabamento. Seus veios e a coloração única proporcionam originalidade.

A madeira crua em cores mais claras reflete a luz, trazendo a sensação de amplitude para ambientes pequenos.

 Quarto decorado com cama de madeira crua Tibério Construções

Fonte: Minha casa minha cara

Madeira de demolição

Esta é uma sugestão ecológica e sofisticada de decorar o apartamento. É possível reaproveitar madeira de casas antigas que foram demolidas e reformadas em lares modernos, conferindo um charme único.

Rica em detalhes e texturas, a madeira de demolição é muito versátil, o que a torna fácil para mesclar com outros estilos. Além disso, ela reforça a personalidade do cômodo.

Cozinha americana decorada com madeira de demolição Tibério Construções

Fonte: Decora Fácil

Ambientes

Antes de inserir a madeira no contexto do apartamento, é importante saber o que deve e o que não deve ser inserido nas áreas externa e interna. Confira essas dicas:

Ambiente externo

O ambiente externo, como o terraço, precisa ser mobiliado com peças mais fortes e apropriadas para resistirem a qualquer clima: frio, ensolarado ou chuvoso.

Para que os móveis de madeira se mantenham conservados por bastante tempo, escolher o acabamento certo para esses itens é muito importante. A Peroba Rosa e a Aroeira são ideais para esse tipo de espaço.

Mesa de centro de madeira decorando terraço Tibério Construções

Fonte: Casa Vogue

Ambiente interno

Em áreas internas, os cuidados são mais simples, mas não deixam de ser necessários. Se o móvel tiver algum tipo de contato com umidade ou exposição ao calor, mantenha-o sempre envernizado e nunca use madeira esponjosa, pois estraga facilmente. Algumas opções recomendadas são o Ipê e o Jatobá.

Hack de madeira em ambiente interno Tibério Construções

Fonte: Viva Decora

Após definir o local, encontre a mobília que melhor se encaixa ao seu gosto, podendo ser fabricada sob medida ou comprada em lojas especializadas.

Sugestões de composição visual

Confira agora algumas sugestões de decoração que podem auxiliar você a criar um visual harmônico e equilibrado.

Explore o estilo rústico

Se você procura trazer elegância e um clima agradável para o seu lar, o rústico pode ser uma ótima opção, já que peças que lembram ou estão em estado bruto são pontos fortes que reforçam o estilo e combinam perfeitamente com cores claras como branco e tons pastel suaves.

Decoração rústica combinada com tons pastel Tibério Construções

Fonte: Constance Zahn

Decoração rústica de madeira com parede de pedras Tibério Construções

Fonte: Limão na água

Mesa rústica combinada com branco Tibério Construções

Fonte: Elo 7

Harmonizando o ambiente

A madeira é um elemento coringa muito fácil de trabalhar e simples de combinar com outros itens como vidro, pedras, laminados, aço inox, entre outros. O importante nessa harmonização é sempre procurar equilibrar as texturas.

Além disso, aliar as cores ao material também é um ponto fundamental. A cor branca, por exemplo, imprime um contraste suave que realça a presença de seu aspecto natural. Outras tonalidades que se encaixam muito bem são verde, azul, amarelo e laranja.

Pintar a mobília de preto ou branco é também uma excelente alternativa.

Harmonização de móveis de madeira com azul em quarto de bebê Tibério Construções

Fonte: Constace Zahn

Cozinha com madeira harmonizada com azul e branco Tibério Construções

Fonte: DTudo

Por fim, também é importante usar madeira de reflorestamento certificada e apropriada e cuidar muito bem deste mobiliário.