Dicas

Como compor a decoração com cortinas

A função da cortina vai muito além de embelezar as janelas e dar mais charme ao cômodo, sendo também responsável por bloquear a luz, o vento, além de dar privacidade e isolamento acústico.

Conheça as principais características desse item fundamental e como acrescentá-lo na decoração.

Modelos de cortinas

Veja algumas opções de cortinas e escolha a que melhor se adequa ao estilo e função que ela deve ter no ambiente.

Tradicionais

São as mais utilizadas porque combinam com qualquer ambiente. Com opções de tecidos lisos ou estampados, é possível encontrar uma grande diversidade de materiais.

Alguns exemplos são o voil e o linho, que possuem um aspecto mais leve, e a camurça, que apresenta um visual mais encorpado.

Ainda existem modelos mais sofisticados, como a seda, que além de ter uma excelente condutividade térmica, dá um toque de requinte ao cômodo.

Algodão, chenile, jacquard, veludo, linho e o blackout são outros tipos muito utilizados, ideais para transmitir aconchego com conforto acústico e térmico.

Persianas de lâmina

São formadas por lâminas presas em um cordão que giram na horizontal, vertical e em outros mecanismos diferenciados. Os materiais mais comuns são o alumínio e a madeira, e são excelentes para dar privacidade e diminuir a luminosidade do ambiente. Outra grande vantagem é o seu custo, que geralmente é acessível.

Essas cortinas são ótimas para controle da luminosidade, além de serem visualmente leves.

Cortinas Romanas

Também conhecidas como Persianas Romanas, esse modelo possui um design moderno que valoriza todo tipo de ambiente. São verticais e estruturadas com varetas, o que permite que elas se fechem em camadas. Suas principais funções são garantir privacidade e reduzir a passagem da iluminação natural.

Cortina Romana do decorado do Art’s Mourato Coelho | Tibério Construtora

Cortinas de Rolô

Com um aspecto clean e moderno, essa cortina, além de ser o modelo mais indicado para escurecer o espaço, também é uma das mais acessíveis – principalmente se for um tipo rolô de persiana.

Cortina persiana rolô | Tibério Construtora

Fonte: Pinterest

Trilho ou Varão

O varão é uma alternativa para quem busca um destaque na decoração: é elegante, moderno e muito prático, além de combinar com qualquer ambiente. Ele pode ser duplo ou triplo, com cada haste pendendo uma camada de cortina.

Sua aplicação simples e preço econômico são vantagens que tornam esse tipo bastante procurado. São também muito fáceis de limpar e de trocar, caso queira mudar a decoração.

Cortina de varão| Tibério Construtora

Fonte: Pinterest

Os principais materiais de fabricação utilizados são a madeira e o metal. Além disso, é possível aplicar ponteiras que dão um toque a mais no visual e permitem que a cortina fique firme.

Já os trilhos suíssos são mais sutis e possuem ganchos de fácil fixação que são aplicados no teto ou na parede, de forma que as cortinas parecem estar embutidas.

Também podem ser únicos, duplos ou triplos, assim como o varão, já que cada unidade pode conter mini trilhos para outras aplicações de tecido.

Cortina de trilho do My joy | Tibério Construtora

O mais importante na hora de decorar com as cortinas é observar todos os componentes do seu apartamento e assim, fazer a escolha que traga mais conforto e personalidade a cada ambiente.