Dicas

Saiba como cobrir azulejos da cozinha e banheiro sem obra

É possível renovar ambientes como cozinha e banheiro sem ter que trocar os azulejos, o que gera barulhos, transtornos e entulho, além de estender demais o período da reforma e demandar mais custos.

Alguns truques mais simples sem quebra-quebra podem mudar bastante o visual e trazer uma nova cara para o espaço. Confira algumas alternativas para cobrir azulejos da cozinha e banheiro sem obra.

Tinta para pisos e azulejos

Você sabia que é possível pintar o azulejo? O produto mais indicado para essa aplicação é a tinta epóxi, resistente à umidade, sendo apropriada para banheiros e cozinhas.

Dá para pintar de qualquer cor ou até misturar cores, mas, caso pinte os pisos de cores claras, será preciso tomar mais cuidado com móveis e cadeiras. Uma solução é colocar rodinhas nas bases para não riscar o chão.

Rolo de tinta azul

A tinta tem uma aparência brilhante e é resistente, comumente utilizada em indústrias e hospitais. Pode ser aplicada em diversos tipos de revestimento, sendo bastante versátil.

Se você não tem habilidade com pequenas reformas, o ideal é contratar um profissional para te auxiliar nesta missão de renovar azulejos sem quebra-quebra.

Papel de parede

Cobrir azulejos com papel de parede é uma ótima solução para quem não quer obra. Porém, é necessário cobrir os rejuntes para nivelar com massa acrílica a superfície e garantir uma boa aderência e ótimo acabamento.

Se for se aventurar nessa atividade em vez de contratar um profissional, uma dica é passar a massa em toda a extensão da parede de azulejo, não somente nos rejuntes, pois, com o tempo, a diferença entre a massa e a cerâmica ficará visível no papel.

Em banheiros o papel de parede com cola não é recomendado por causa do vapor e da umidade, fazendo com que o produto descole mais rápido e tenha uma durabilidade menor.

Na cozinha e lavabo pode ser uma alternativa, porque, mesmo tendo um pouco de contato com água, não é tão intensamente quanto no banheiro, que ainda tem a questão do vapor.

Outra alternativa é o tecido adesivo. Neste caso, como o tecido não fica tão colado na superfície, se não pressionar na parte dos rejuntes, é possível aplicá-lo sem nivelamento, porque o tecido não marcará.

Entretanto, para azulejos em cozinhas e banheiros o ideal é escolher materiais que sejam impermeáveis e laváveis.

Aplicação do papel de parede em cozinha

Adesivos para azulejos

Mais prático ainda são os adesivos ou papéis de parede autoadesivos, pois dispensam a aplicação da cola.

Os adesivos para azulejo de banheiro, feitos de vinil, também são mais resistentes à umidade. Há um leque de opções muito amplo, com cores e desenhos diversos.

A vantagem do adesivo é a facilidade para aplicar e remover, além de não fazer sujeira nem deixa resíduos e você mesmo poder fazer. Outra opção são as faixas de adesivos para dar apenas um toque especial.

Ainda assim prefere um apê novo? Clique aqui e veja nossas oportunidades!

Revestir por cima

Trocar realmente o azulejo traz um leque maior de opções, através de revestimentos com cores, grafismos e texturas diversas e até em três dimensões, uma tendência no mercado de arquitetura.

É possível também revestir por cima do azulejo antigo e evitar o quebra-quebra, o que simplifica a obra.

Aplicar azulejo sobre azulejo pode apresentar os mesmos resultados do método tradicional, mas este procedimento é mais complexo e o ideal é contar com um profissional qualificado.

Você pode também revestir só uma parte e a outra pintar com um tom semelhante ou colocar adesivos e papel de parede, ou seja, mesclar técnicas para atingir o resultado desejado.

Preparo da superfície

Para qualquer tipo de aplicação, seja de tinta ou adesivos e papéis de parede, é importante ressaltar que a superfície precisa ser preparada.

Se não precisar de nivelamento, pelo menos uma boa limpeza para remover a sujeira, gordura e outros resíduos.

Para fazer essa limpeza, recomenda-se usar água, sabão neutro e algum desengordurante. Depois é só secar bem os azulejos.

Refazer o rejunte

Se as juntas estiverem sujas ou com falhas, refazer o rejunte talvez seja o suficiente para melhorar o aspecto do azulejo. Somente uma boa limpeza também pode resolver. Uma dica é fazer um rejunte mais escuro para demandar menos manutenção.

Muitas vezes somente o aspecto de limpeza já melhora o ambiente, que pode ser incrementado com alguns itens de decoração se você não quiser reforma alguma.

Quer trocar de imóvel?

Há diversas dicas para dar um upgrade nos ambientes de sua casa ou apartamento. Porém, nada como um lar com tudo novinho, com aquele cheirinho de casa nova, tudo prontinho para você não precisar quebrar nada.

Confira os apartamentos que a Tibério oferece em diversas regiões de São Paulo

Conheça o Fast & Easy e fuja de obras no seu novo apê

Seu apartamento entregue pronto, sem obras.

É um serviço criado pela Tibério para facilitar a sua vida. Logo após a entrega das chaves, você já poderá se mudar. Com o Fast & Easy, seu apartamento é entregue com muitos itens que minimizam seus esforços na mudança.

Mude-se sem pensar na escolha do piso, em acabamentos ou outros acessórios. O essencial estará lá para você usar. Itens como:

  • Piso em todos os ambientes
  • Tampos de granito
  • Cooktop na cozinha
  • Fechadura digital
  • Chuveiro
  • Box no banheiro
  • Tomada USB
  • Previsão de ponto para ar-condicionado

É importante ressaltar que todos os itens que serão entregues estão detalhados no Memorial Descritivo do empreendimento. Portanto, sempre consulte esse documento antes de fazer a compra para saber como vai receber o imóvel.

Conheça outras vantagens do Fast & Easy e saiba quais empreendimentos Tibério serão entregues com essa facilidade.