Dicas

Como caprichar na decoração do terraço

Morar em um apartamento com terraço significa ter um ambiente multifuncional que pode ser usado como: área social, gourmet, para descanso etc. Para favorecer essa versatilidade, o segredo é saber valorizar o local – visto que independente do tamanho é possível fazer um projeto completo, que contemple todas essas funções.

Terraço do Privilège | Tibério Construtora

Confira como pequenas soluções podem transformar o visual do terraço.

Muitas possibilidades

Terraço Side | Tibério Construtora

Já que o terraço é uma extensão do living, é interessante pensar em uma composição harmoniosa entre ambos. Como foi citado anteriormente, o morador pode optar por ter um terraço gourmet, de estar ou até uma área zen para descansar no apartamento.

Revestimentos

Por ser um ambiente ao ar livre, o revestimento do terraço precisa ser resistente às mudanças climáticas e poeira.

O piso precisa ser antiderrapante e com um alto coeficiente de atrito, enquanto as paredes podem ser revestidas com material cerâmico ou marcenaria. Nesse último caso, desde que a madeira seja tratada e própria para área externa, do contrário existe o risco de danificar rapidamente.

Terraço do My Space | Tibério Construtora

Quem não quer usar marcenaria, mas busca um aspecto similar ao da madeira, tem como alternativa escolher o porcelanato ecowood. Além disso, materiais usados em seu estado bruto (tijolo aparente, madeira rústica etc) dão um toque de charme e remetem à natureza.

Outras opções de revestimento são mármore e granito, que também combinam com tampos e mesas. Só cuidado para não manter essas peças muito expostas ao sol, pois esquentam bastante.

Iluminação

Iluminação para área externa Iluminação para área externa

Pinterest

O tipo de iluminação mais indicada é a indireta, que cria uma ambientação agradável e aconchegante.

Aposte em focos luminosos no piso e nas paredes com arandelas ou spots próprios para área externa (são vedadas para não entrar água).

Um pouco de verde

Terraços têm tudo a ver com uma hortinha, basta adaptá-la ao espaço. Dê preferência às espécies pequenas e que não dependem de muita manutenção. Elas podem ser inseridas em painéis ou em vasos compactos e suspensos por uma grade ou no próprio gradil – servindo como revestimento da parede.

Entretanto, se o terraço do seu imóvel tem capacidade para comportar plantas maiores, invista em vasos estilosos, como os vietnamitas que estão fazendo sucesso na decoração por conta da sua diversidade de cores: tem azul royal, verde água, entre outros.

Vasos de concreto também são uma boa pedida, enquanto os tradicionais de cerâmica são econômicos e nunca saem de moda.

Plantas colorem o terraço do Follow | Tibério Construtora

Liberdade para ousar

Como o terraço é um lugar mais informal, sinta-se à vontade para abusar sem medo de cores e estampas em almofadas, futons e estofados.

Almofadas estampadas

Pinterest

Mobiliário

Quem gosta de fazer as refeições ao ar livre ou de compor um espaço lounge precisa escolher os móveis certos. Ser próprio para áreas externas é indispensável e nesse contexto opte pelos de madeira tratada ou fibra sintética.

Terraço do Passos do Parque | Tibério Construtora