Dicas

5 dicas para aproveitar o espaço de um imóvel compacto

Morar em um imóvel compacto demanda um carinho especial no momento de decorá-lo. Neste caso, a prioridade é aproveitar e otimizar os espaços disponíveis para transformar o imóvel em um lar confortável e funcional. Para ajudar você nesta missão, confira 5 dicas de como fazer do seu lar um ambiente mais aconchegante e prático.

1 – Valorize sua parede

Utilizar papel de parede com estampas listradas é muito interessante, pois elas “alongam” o ambiente, dando a impressão de que ele é maior. Outra opção para aplicar às paredes são os adesivos. Eles são legais porque fogem da tradicional tinta. Você pode fazer uma interação ou brincadeira com o ambiente sem precisar utilizar outros adereços que ocupem espaço.

post_imgagem Reprodução / Via Revista Casa e Jardim

              Reprodução / Via LojaPequenasCausas

 

2 – Reutilizar potes de vidro

Se você simplesmente descartava os recipientes, agora pode utilizá-los para organizar diversos ambientes. Seja na cozinha, guardando talheres ou temperos, ou até mesmo no banheiro, guardando algodão e pincéis de maquiagem.

          Reprodução / Via pinterest.com

                               Reprodução / Via PicNicIdeias

3 – Prateleiras adicionais em cima dos móveis

Sempre tem aquele espaço que sobra entre o teto e o armário. A ideia é tirar proveito dele anexando outras prateleiras fixas à parede. Assim, você pode guardar caixas com objetos que não utiliza tanto, ou aquela forma de assar que não cabe de jeito nenhum no armário. Além disso, por estarem próximas ao teto, as prateleiras atraem o olhar para o alto, contribuindo para a sensação de um pé direito maior.

post_imgagem2
Reprodução / Via Casa de Valentina

4 – Aposte em elementos que auxiliam na sensação de amplitude

O uso de espelhos é um coringa para aumentar a sensação de amplitude do imóvel compacto, por refletirem não apenas o ambiente, como a iluminação também. Elementos translúcidos, como mesas de tampa de vidro e cadeiras transparentes são boas opções.

post_imgagem3                                  Reprodução / Via Simples de Decoração

5 – iluminação indireta para dar a sensação de vários ambientes

Uma iluminação ampla e direta traz uma uniformidade que entrega todo o ambiente em apenas um olhar, o que não é interessante quando se trata de um apartamento compacto. A ideia dos pontos luminosos – como os spots no teto e as luminárias – buscam transmitir o efeito contrário, conduzindo a visão para um ponto de cada vez.

post_imgagem4            Reprodução / Via Estilo Uol 

Conheça os empreendimentos da Tibério!