Guia de Bairros

Vila Carrão: um bairro onde tradição e progresso andam juntos

Um dos bairros mais antigos e tradicionais da capital paulista, a Vila Carrão é uma região que consegue preservar suas raízes, sem abrir mão do progresso e desenvolvimento.

Não se tem registro da data exata da sua criação, porém, de acordo com alguns historiadores, as terras onde hoje está o bairro faziam parte das propriedades do explorador português João Ramalho.

Entretanto, ao longo dos anos, foram mudando de posse, passando por muitos proprietários e recebendo diversos nomes. O nome atual do distrito foi uma homenagem a João da Silva Carrão, o “Conselheiro” Carrão, ex-presidente da Província de São Paulo.

A área do distrito, originalmente, fazia parte do Tatuapé, porém, por conta de seu desenvolvimento, o local acabou ganhando autonomia e se emancipando, tornando-se um dos bairros mais importantes da zona leste de São Paulo.

Uma rede de transportes completa e com novos projetos

No que se refere ao setor de transportes, a Vila Carrão possui uma rede com boas opções. O bairro é atendido pela estação de metrô que leva o nome do distrito. Essa estação faz parte da linha Vermelha, que possibilita integração com a Linha Azul, com outras linhas de trem da CPTM e também conta com diversas opções de ônibus.

Estação Metrô Vila Carrão

Outro projeto pode melhorar o transporte público da Vila Carrão: a futura extensão da Linha Verde. O novo trecho que vai ligar a Vila Prudente à região da Dutra em Guarulhos terá duas estações no bairro: Guilherme Giorgi e Nova Manchester. A previsão é que as obras deste projeto sejam iniciadas nos primeiros meses de 2014.

Caminhos para ir e vir com mais facilidade

Além de ter uma rede de transportes bastante completa, o bairro da Vila Carrão conta com vias importantes no seu entorno que facilitam bastante o deslocamento para outros pontos, tanto da zona leste, quanto de outras regiões da cidade.

Radial Leste Rodovia Fernão Dias Avenida Aricanduva

Entre elas estão a Radial Leste, que liga a zona leste ao centro da capital, a Avenida Aricanduva, que é um importante caminho de acesso a Rodovia Fernão Dias e que também interliga vários bairros dessa parte da cidade, além das Avenidas Rio das Pedras e Itaquera, que são alternativas para acessar outras partes da região.

Comércios e serviços para todas as necessidades

av_canaoPor ser um bairro bastante antigo, a Vila Carrão teve boa parte de seu crescimento ligado ao da cidade de São Paulo, e por isso, conta com uma ótima e completa infraestrutura de serviços.

Seu comércio é diversificado, sendo que o grande destaque vai para a Avenida Conselheiro Carrão, que reúne uma infinidade de estabelecimentos comerciais, como bancos, farmácias, restaurantes, bares, escolas, supermercados, lojas de departamento e de vários outros segmentos.

Peculiaridade Oriental

Apesar de ter suas origens ligadas ao período da colonização e aos portugueses, um fato que chama a atenção no bairro é a sua grande comunidade de nipo-brasileiros, a maioria oriunda da província de Okinawa no Japão.

Por conta disso, todos os anos ocorre o Okinawa Festival, que é realizado no Clube Escola Vila Manchester.

Okinawa FestivalEssa festividade é considerada um dos maiores eventos promovidos pela colônia japonesa na cidade de São Paulo, fazendo parte do Calendário Oficial de Eventos da capital.

Um bairro com alto potencial de valorização

A Vila Carrão vem se valorizando bastante por conta de sua infraestrutura e por estar passando por um processo de verticalização. Recentemente, foi lançado no bairro o empreendimento Up One Vila Carrão, projeto da Tibério em parceria com a incorporadora One. O showroom fica na Rua Juca Mendes, 420, onde é possível conhecer mais detalhes sobre o projeto no local e conferir o apartamento decorado.