Guia de Bairros

Tucuruvi oferece tranquilidade e ótima infraestrutura para morar

Um lugar calmo e com tudo o que se precisa para morar bem. É assim que o bairro do Tucuruvi é descrito pelos seus próprios moradores.

Quem mora ali diz que não troca a região por nenhum outro lugar. Por tudo o que oferece, dá para entender o carinho e o orgulho que seus moradores sentem pelo local.

Entender a história do Tucuruvi é compreender um pouco de como foi formada a Zona Norte de São Paulo.

Os registros mais antigos contam que em meados do século XIX a região era formada por grandes propriedades de terra, que com o passar do tempo mudaram de posse muitas vezes e foram sendo divididas e vendidas para dar lugar ao bairro que surgia com o consequente aumento da população.

Ao longo das décadas, o Tucuruvi foi perdendo suas características rurais e foi se transformando em uma área tipicamente urbana, com a construção de casas populares e alguns prédios comerciais, o que contribuiu para o desenvolvimento e crescimento do bairro.

Sobre seu nome, há algumas teorias. A mais aceita é que ele tenha origem da língua tupi e signifique “gafanhoto verde”, resultado da união das palavras tukura, que significa gafanhoto, e oby que quer dizer verde.

Há relatos de moradores muito antigos da região afirmando que era bastante comum encontrar os tais “gafanhotos verdes” na época da formação do bairro, por isso o local foi batizado com esse nome.

O Tucuruvi dos dias de hoje

Situado apenas a seis quilômetros do centro da cidade, atualmente, o bairro é reconhecido como um dos principais locais da Zona Norte. O Tucuruvi possui um perfil predominantemente residencial, mas com intensa movimentação comercial.

Vista aérea bairro Tucuruvi

Muito dessa atividade comercial se deve à chegada do metrô à região. A estação que atende o bairro é a última da linha Azul, que liga as Zonas Norte e Sul, e foi inaugurada em abril de 1998.

Este fato proporcionou um grande e rápido desenvolvimento ao local, contribuindo bastante para a chegada de novas empresas e estabelecimentos comerciais.

Hoje, o bairro possui uma infraestrutura de comércios e serviços bastante completa com bancos, farmácias, restaurantes, bares, escolas, supermercados, lojas de departamento e de vários outros segmentos.

Um grande centro de compras

Algo que veio para coroar o desenvolvimento do bairro foi a construção de um shopping center, que foi batizado de Shopping Metrô Tucuruvi por estar integrado à estação de metrô e também ao terminal de ônibus que atende à região.

Shopping Metrô Tucuruvi

Inaugurado em abril de 2013, o centro de compras possui 234 lojas das principais redes nacionais. Em sua praça de alimentação, há diversas opções gastronômicas, desde pontos de fast food até restaurantes com pratos de outros países.

Além disso, conta com seis modernas salas de cinema e outros serviços distribuídos por seus cinco pisos. O local ainda oferece 2.188 vagas de estacionamento.

O Shopping Metrô Tucuruvi fica na Avenida Doutor Antônio Maria Laet, 566 e seu horário de funcionamento é das 10h às 22h de segunda a domingo.

As principais vias de acesso

Para sair do bairro e se deslocar para outras regiões da cidade, o Tucuruvi conta com algumas das principais vias de acesso da Zona Norte, como as avenidas Luís Dumont Villares, Ataliba Leonel, Nova Cantareira e Tucuruvi.

Avenida Ataliba Leonel Avenida Nova Cantareira Avenida Tucuruvi

Locais para se divertir não faltam

O Tucuruvi conta com o Sesc Santana e o Parque da Juventude, para quem gosta de aproveitar os momentos de folga ao ar livre praticando esportes ou simplesmente relaxando.

Sesc Santana Parque da Juventude Avenida Luís Dumont Villares

Para quem gosta de curtir a noite ou reunir os amigos em um barzinho para ouvir música ao vivo é o lugar ideal.

Uma excelente opção para quem gosta de samba

Escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi

Aos que gostam de cair na folia, o bairro possui uma tradicional escola de samba, a Acadêmicos do Tucuruvi.

Fundada em 1976, a agremiação, que tem como mascote oficial o gafanhoto, leva todos os anos para o sambódromo um pouco do orgulho das pessoas que moram no Tucuruvi.

A acadêmicos realiza ensaios, festas e eventos em sua quadra durante todo o ano. Para quem quiser conhecer e conferir tudo isso de perto, a escola fica localizada na Avenida Mazzei, 722, próximo à estação Tucuruvi.

Um bairro que se valoriza a cada dia

Devido à chegada do metrô e do shopping center, o bairro vem se valorizando e está passando por um gradual processo de verticalização.

Logotipo You, Tucuruvi

Inclusive, em breve, a Tibério, em parceria com a incorporadora You, vai lançar na região o empreendimento You Tucuruvi.

Isso só vem a reforçar o desenvolvimento do bairro e torná-lo um lugar cada vez melhor para viver.