Ipiranga

Conheça as opções de lazer que o bairro do Ipiranga oferece

Localizado na zona sul de São Paulo, o Ipiranga é um dos bairros mais antigos da cidade e foi cenário de momentos marcantes na história do Brasil.

Considerada nobre, tradicional e tranquila, a região é tipicamente residencial e também apresenta a vantagem de estar perto de muitas opções de lazer. Conheça agora as principais.

Aquário de São Paulo

materia-ipiranga-aquario-sao-paulo

É o maior aquário da América Latina, com 9mil m², e único temático do Brasil. Foi inaugurado em 2006 e se destaca por reproduzir o habitat natural dos animais que vivem no local.

No Aquário de São Paulo é possível encontrar serpentes, jacarés, lagartos e iguanas, além de contar com a seguinte infraestrutura:

Vale dos Dinossauros: possui réplicas de dinossauros e um museu paleontológico

Polo Sul: seu principal atrativo são os pinguins que vivem neste ambiente

Oceanário: imita um navio naufragado e exibe tubarões e raias

Setor Mamíferos: apresenta espécies de macacos, tucanos, lontras, tamanduá, entre outros animais exóticos

O aquário ainda possui dois ursos polares e várias espécies de suricatos, cangurus, lêmures, entre outros.

Museu Vicente de Azevedo

Vicente de Azevedo foi um morador importante no Ipiranga. Professor, advogado, compositor, filantropo e político brasileiro, doou parte de seus imóveis à caridade. Suas memórias estão preservadas neste museu.

Mercado Municipal do Ipiranga

É um dos centros comerciais mais tradicionais e visitados do bairro. Foi fundado em 1940 e conta com lojas diversas como açougue, empório, rotisserie, floricultura, casa de produtos de limpeza, adegas, peixaria, restaurantes etc.

Parque da Independência

materia-ipiranga-parque-da-independencia

Popular por ser o local onde foi declarada a independência, abriga a Casa do Grito, o Monumento à Independência e Cripta Imperial, o Museu do Ipiranga, que se encontra em restauração, e o Museu de Zoologia.

Sua infraestrutura oferece uma flora ampla e rica que possui bosque e espécies de flores e plantas bem diversificadas.

A fauna também é bastante abundante e chama atenção por abrigar grande quantidade de aves.

Monumento à Independência do Brasil

materia-ipiranga-monumento-a-independencia

É um conjunto de esculturas feitas de granito e bronze. O monumento também tem um espaço dedicado à Capela Imperial – local onde estão localizados os restos mortais de Dom Pedro I e suas duas esposas.

Casa do Grito

materia-ipiranga-casa-do-grito

O imóvel está associado ao quadro Independência ou Morte (1888) ou Grito do Ipiranga, como também é conhecido, do artista Pedro Américo.

A casa abriga permanentemente a exposição Da Independência ao Grito: História de uma Casa de Pau a Pique, que apresenta histórias relacionadas à cidade.

Sesc Ipiranga

Inaugurado em 1992, o Sesc Ipiranga está em um terreno de 7.298m² e conta com ginásio poliesportivo, piscina semiolímpica, espaço para leitura, teatro, oficina cultural, galpão cultural, salas de espetáculo e muito mais.

Esse complexo possui programação diversificada que inclui apresentações, eventos, exposições, cursos, entre outras atrações.

Conheça o site da Tibério!