Barra Funda

Barra Funda: Um bairro repleto de histórias, passeios e pontos turísticos

A Barra Funda é um bairro cheio de histórias. Situada na zona oeste da capital, a região era constituída, em meados do século XIX, apenas pela Fazenda Iguape, que pertencia ao Barão de Iguape.

Até que ao longo dos anos foi dividida em diversos loteamentos, originando a Barra Funda, parte da Casa Verde e Freguesia do Ó.

Esse desenvolvimento potencializou a industrialização do bairro, tanto que passou a abrigar fábricas e residências, fato que incentivou a chegada de novos moradores – especialmente imigrantes italianos.

Outros acontecimentos fundamentais para seu crescimento foram a inauguração da Estação Barra Funda da Estrada de Ferro Sorocabana e da passagem dos trilhos da São Paulo Railway – a primeira ferrovia do estado de São Paulo.

Com o passar do tempo, as atividades comerciais foram diminuindo, mas o progresso da Barra Funda continuou, e em 1989 foi construído o Terminal Barra Funda.

O terminal é o segundo maior de São Paulo e interliga metrô, trem, ônibus urbanos e terminal interestadual.

Além disso, a Barra Funda também abriga pontos históricos e passeios culturais que são referências para o paulistano e que fizeram do bairro um lugar consolidado e com potencial de valorização cada vez maior. Conheça os principais:

Memorial da América Latina

barra-funda-materia-memorial-america-latina O complexo foi inaugurado em 1989 e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Possui um anfiteatro para apresentações, acervo de arte com obras de autores anônimos e área externa com espaço aberto. Sua infraestrutura foi feita para receber constantemente shows, eventos, exposições, reuniões e encontros.

Parque da Água Branca

barra-funda-materia-parque-da-agua-branca Inaugurado em 1929, o Parque da Água Branca possui opções de atividades para crianças, adultos e idosos. Brinquedoteca, espaço de leitura infantil, parque de diversão permanente, aquário, arena que é utilizada para prática de corridas e caminhadas estão entre os itens.

O espaço ainda oferece cursos de equitação e abriga o Museu Geológico, que expõe minerais, rochas, fósseis, objetos e documentos e antigos.

Há também áreas contemplativas ou para realizar atividades, como pergolados, Praça do Idoso, Espaço Melhor Idade e Bambuzal (geralmente é utilizado para meditação e outras atividades ligadas ao bem-estar).

Espaço das Américas

É uma das principais casas de apresentações e eventos da capital.

Oficina Cultural Casa Mário de Andrade

A casa em que viveu o escritor Mário de Andrade foi transformada em um espaço cultural que oferece cursos e eventos.

Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro foi aberto em 1917 e hoje é referência em ópera e música lírica em São Paulo.

Uma nova vida para você e sua família

barra-funda-materia-foto-aerea-you-barra-spÉ por estar em constante valorização e contínua ampliação da infraestrutura que a Barra Funda foi escolhida para receber o empreendimento You Barra SP.

O empreendimento oferece apartamentos de 2 e 3 dormitórios (1 suíte) e área de lazer com brinquedoteca, fitness, piscina, playground, salão de festas, espaço gourmet e sky grill na cobertura.

Para saber mais, visite a página do empreendimento You Barra SP no site da Tibério.