Guia de Bairros

Pinheiros é um dos bairros mais valorizados de São Paulo

O bairro de Pinheiros, localizado na Zona Oeste da capital, é um dos mais desejados para morar na cidade. Entre as motivações estão a ótima mobilidade, infraestrutura de comércio e serviços, atrações de lazer e cultura, além da região ser um polo financeiro.

Confira abaixo as características desse queridinho do povo paulistano.

Mobilidade para ir a pé, de carro ou de transporte público para qualquer lugar

Pinheiros é rico em opções para se locomover. Há estações do metrô e da CPTM, corredores de ônibus e diversas avenidas importantes.

Metrô e CPTM

A região possui atualmente seis estações de metrô: Vila Madalena, Sumaré e Clínicas (da Linha 2-Verde), Faria Lima, Pinheiros e Fradique Coutinho (da Linha 4-Amarela). O distrito também é servido pela CPTM com as estações Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças e Pinheiros da Linha 9 – Esmeralda.

Linhas de Ônibus

O bairro apresenta pelo menos quatro corredores de ônibus exclusivos, nas avenidas Rebouças, Faria Lima e Eusébio Matoso (que liga a ponte homônima à Rebouças) e nas ruas Teodoro Sampaio, Cardeal Arcoverde, Pedroso de Morais. O Largo da Batata, que fica próximo ao Largo de Pinheiros, é um importante ponto de ônibus municipais e metropolitanos (entre cidades da Grande São Paulo).

Grandes Avenidas

Importantes avenidas cortam o bairro dando acesso a diversas regiões da cidade como, por exemplo, Rebouças, Faria Lima, Henrique Schaumann, Eusébio Matoso, Paulista e Dr. Arnaldo.

Comércio e serviços para todas as necessidades

Em Pinheiros o que não faltam são locais com comércio e serviços à disposição do morador a poucos minutos, possibilitando até ir a pé. Confira os principais.

Shopping Eldorado

É o terceiro shopping mais antigo da cidade e um dos maiores com 137mil m². São 304 lojas, 17 restaurantes, 9 salas de cinema – sendo 4 3D – e mais de 3mil vagas de estacionamento para atender a um público de mais de 2 milhões de consumidores por mês.

Rua Oscar Freire

Um dos endereços mais nobres para o comércio de São Paulo, a rua Oscar Freire, na região dos Jardins, é destinada ao público antenado com a moda. Independente de poder ou não gastar alguns (muitos) reais nas lojas locais, o passeio é interessante para todos que se interessam pelo universo fashionista. A rua é um verdadeiro desfile de moda e um convite para ver belas vitrines.

Feira da Benedito Calixto

Conhecida como uma das melhores feiras de antiguidades e artesanato do Brasil, a Feira da Praça Benedito Calixto acontece desde 1987 e reúne em Pinheiros, todos os sábados, mais de 300 expositores. O visitante pode comprar de tudo, desde obras de arte a brinquedos antigos, roupas seminovas, discos de vinil, louças e móveis que datam do meio do século XIX.

Para quem prefere algo ainda mais exclusivo, a feirinha conta com estandes de lojas de decoração de alto nível. Quem passeia pode se alimentar com comidas típicas e petiscos oferecidos nas barraquinhas da feira.

Rua Teodoro Sampaio

Um das principais vias do bairro, é repleta de lojas de departamento, vestuários, acessórios de casa, eletrônicos, instrumentos musicais e vários outros tipos. O local é ainda referência em serviços com diversas agências bancárias, consultórios médicos, academias e etc.

Mercado Municipal de Pinheiros

Assim como toda grande cidade tem um mercadão, Pinheiros também possui um para chamar de seu. Por lá você encontra 39 boxes divididos em empório, mercearia, frios e laticínios, charutaria, quitanda, açougue, lanchonete, peixaria, avícola, cereais e floricultura. Além das comprinhas, é um bom programa para a hora do almoço, com um empório de cervejas especiais, pizzaria, cevícheria, uma loja vitrine do Alex Atala e muitos outros sabores. Na área externa do mercadão há uma pequena praça de alimentação para relaxar por ali mesmo.

Lazer e cultura, de noite e de dia

Lazer e cultura são outros pontos fortíssimos de Pinheiros. Aqui você pode se divertir com amigos, relaxar vendo o pôr do sol, praticar esportes e muito mais.

Largo da Batata

O Largo da Batata está localizado no coração do bairro de Pinheiros, entre a Marginal Pinheiros e a Avenida Faria Lima. Desde o início dos anos 2.000 o Largo ganhou importância econômica e cultural na cidade, e com isso foi totalmente reurbanizado. Hoje o Largo da Batata conta com bons bares, restaurantes e o seu acesso é muito fácil, pois há uma estação de metrô (Faria Lima) no próprio largo.

Vida Noturna

Um ponto importante a se destacar em Pinheiros é sua vida noturna. São diversas opções gastronômicas e de entretenimento. Lugares onde você pode celebrar com os amigos e viver ótimos momentos, como por exemplo o Manifesto Bar, Meats, Cervejaria Nacional, Pirajá, Bar do Juarez, Brewdog Bar, entre outros.

Sesc Pinheiros

O Sesc é um espaço de lazer com atividades para todas as idades, dos bebês a terceira idade. A unidade de Pinheiros conta com sete andares onde encontram-se salas de ginástica, ginásios poliesportivos, parque aquático com piscina semiolímpica, teatro, salas de espetáculo e muitos outros espaços. Na programação estão shows, apresentações de teatro, dança, poesia, oficinas e muito mais.

Praça do Pôr do Sol

A Praça Pôr do Sol está para São Paulo assim como o Arpoador está para o Rio de Janeiro. Por ficar em uma região alta da cidade, a praça oferece um dos mais belos ângulos do sol se pondo em meio aos arranha-céus paulistanos. Quando o fim da tarde vai se aproximando, pessoas de todas as tribos e idades começam a chegar, esticam tapetes e cangas no chão, deitam na grama e aguardam o espetáculo. É um bom lugar para fazer um piquenique, meditar e fazer um som no violão. Aos finais de semana, ambulantes aproveitam a movimentação para vender bebidas e comidinhas.

Instituto Tomie Ohtake

O alto e imponente prédio de traços futuristas projetado pelo filho da artista Tomie Ohtake pode ser visto já do Largo Batata. É um dos raros espaços da cidade especialmente projetado para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design. O local já expôs mostras inéditas para o Brasil, como as de Yayoi Kusama, Salvador Dalí, Joan Miró entre outras.

O espaço cultural está muito bem localizado – a 800 metros da Estação Faria Lima – e conta com um agradável restaurante para fazer uma boquinha após a exposição.

Casa Natural Musical

A Casa Natural Musical nasceu em 2017 com o objetivo de celebrar a música brasileira. Pelo palco passam tanto nomes já consagrados quanto novos talentos. A casa tem capacidade para mais de 700 pessoas e possibilita boa visibilidade de qualquer lugar da plateia. O espaço oferece conforto, boa acústica e um ambiente muito agradável para acompanhar as apresentações. Como não poderia ser diferente, o cardápio também é composto por ingredientes e temperos bem brasileiros e diversas opções de drinks, bebidas e comidinhas quentes e frias.

Parque Villa-Lobos

Localizado no Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos é uma das melhores áreas de lazer ao ar livre da cidade. O espaço tem atrações para todas as idades: ciclovia, quadras, campos de futebol, playground e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, sanitários adaptados para deficientes físicos e muito mais.

O gramado verdinho é um convite para relaxar ou fazer um piquenique, mas se a sua praia é o esporte, aos finais de semana muitos grupos se encontram para praticar atividades físicas. Durante a visita, não deixe de conhecer o Orquidário Ruth Cardoso, o cartão-postal do parque.

Você pertinho do seu emprego

Pinheiros ainda oferece uma ótima oportunidade que muitos outros bairros não dão: morar perto do trabalho. A região é repleta de empresas, são mais de 15mil em um raio de 3km. Algumas delas entre as maiores do país, como a Coca-Cola, Johnson & Johnson, Google, QuintoAndar, Nubank, Editora Abril, Cia. Saneamento Básico do Estado de São Paulo, SulAmérica, entre outras.

Hospitais

Quando o quesito é infraestrutura de saúde, Pinheiros é um dos bairros privilegiados de São Paulo. A região conta com diversos hospitais renomados. Dentre eles o Sancta Maggiore, o Jardins e o Centro Clínico Rebouças.

Além disso, é vizinho do maior complexo hospitalar da América Latina: o Hospital das Clínicas.

Hospital das Clínicas

O HC foi fundado em 1944 e é pertencente à Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). São oito institutos de especialidades, sendo os mais conhecidos os do Câncer e do Coração, e dois hospitais auxiliares.

Atualmente o complexo possui 2.400 leitos e mais de 15mil profissionais das mais diversas profissões. Além disso, é um centro de excelência em pesquisa e ensino. Por isso tudo, é considerado o maior complexo hospitalar da América Latina e uma das melhores instituições médicas latino-americanas.

Oportunidade Tibério

Para completar, em breve você vai poder morar muito próximo de tudo isso. A Tibério vai lançar um empreendimento completo em Pinheiros, na Rua Cardeal Arcoverde. Confira aqui.