Guia de Bairros

Parada Inglesa, um bairro completo como poucos na capital

Aqueles que conhecem o bairro da Parada Inglesa sabem que este é um lugar como poucos na cidade de São Paulo. Esta simpática região, localizada na zona norte da capital, com perfil residencial e ruas arborizadas, consegue reunir qualidades muito desejadas por quem procura um lugar tranquilo e bem estruturado para morar.

Entre os benefícios que o bairro oferece estão uma ótima infraestrutura de comércios e serviços, localização privilegiada e facilidade de acesso por importantes vias para outras partes da cidade, fatores que proporcionam uma ótima qualidade de vida.

Sobre a história de local, não se tem ao certo registro sobre a data correta de sua povoação. O que se sabe é que o bairro foi batizado de “Parada Inglesa” por um morador inglês chamado William Harding, que no século XIX era dono de grande parte das terras na região.

Bairro da Parada Inglesa no começo do século XX

Segundo algumas histórias sobre o bairro, na parte onde ficava localizada a fazenda de Willian havia um ponto de parada de trem, que acabou batizando o bairro.

A proximidade de regiões importantes como Santana, Jardim São Paulo, Jardim Franca e Tucuruvi, conhecidos pela presença de áreas verdes, também contribui para a Parada Inglesa ser um dos lugares mais completos e bem localizados da região norte da capital paulista.

Desenvolvimento com a chegada do metrô

Algo que foi determinante para o desenvolvimento do bairro foi a chegada do metrô, em 1998. Este fato fez crescer significativamente a procura por imóveis na região, bem como o aumento do comércio e do setor de serviços.

Estação Parada Inglesa

Outro fato que têm contribuído significativamente para o seu crescimento e valorização foi a recente inauguração do Shopping Metrô Tucuruvi, que é um importante centro de compras da região.

Vias de acesso e opções de transporte

O bairro conta com algumas das principais vias de acesso da Zona Norte, como as avenidas Luís Dumont Villares, Ataliba Leonel, Nova Cantareira e Tucuruvi, que são caminhos importantes para quem deseja ir para outras regiões da cidade.

Avenida Luis Dumont Villares Avenida Nova Cantareira Avenida Tucuruvi

Para quem não quer tirar o carro da garagem todos os dias ou para os que necessitam do transporte público para se deslocar para outros pontos da capital, além de ser atendido pelo metrô com a estação Parada Inglesa da Linha 1-Azul, o bairro também conta com um pequeno terminal de ônibus integrado à estação, que oferece linhas que vão para outros lugares da Zona Norte, e também ao município de Mairiporã.

Boas opções de lazer na região

No que se refere a opções de lazer, a Parada Inglesa não deixa nada a desejar. Para aproveitar os momentos de folga fazendo compras ou curtindo uma sessão de cinema, o bairro conta com o Shopping Metrô Tucuruvi e tem também nas suas proximidades o Shopping Center Norte e o Lar Center, espaço especializado em móveis e decoração, com diversas lojas do segmento.

Sesc Santana Parque da Juventude Shopping Center Norte

O bairro ainda conta com o Sesc Santana e o Parque da Juventude, que são ótimas alternativas para quem gosta de aproveitar os momentos de descanso ao ar livre.

Quem prefere um bom restaurante ou quer reunir os amigos em um barzinho para ouvir música ao vivo, a avenida Luís Dumont Villares é uma ótima escolha.

Por tudo que oferece, a Parada Inglesa mostra que, dos trilhos da antiga estação de trem ao moderno bairro de hoje, é possível crescer e proporcionar qualidade de vida.