Guia de Bairros

Opções de lazer no Alto da Lapa

Bairro predominantemente residencial, o Alto da Lapa está localizado em um ponto estratégico da cidade de São Paulo, com fácil acesso às marginais, rodovias e transporte público.

Planejado na década de 20 pelo urbanista inglês Barry Parker no conceito bairro-jardim, é um dos mais arborizados da capital paulista, com várias praças, parques e ampla opção de lazer.

O clima de tranquilidade de cidade pequena de interior, com uma arquitetura tradicional e as facilidades de acesso, transformaram o Alto da Lapa em uma das regiões mais cobiçadas para morar em São Paulo.

Entre as opções de lazer no Alto da Lapa há muito contato com a natureza e diversos locais para comprar, comer e se divertir.

– Parques

– Centros esportivos

– Centros culturais

– Jogos e eventos

– Shopping centers

– Mercadões

– Ampla gastronomia

Parques e centros esportivos

– Parque Villa Lobos

Clube Escola Lapa / Pelezão

 

Parque Villa Lobos – Imagem: Ambiente SP

 

O Alto da Lapa está a cerca de 2km de uma das principais áreas abertas da cidade de São Paulo, o Parque Villa Lobos.

O local, muito procurado para caminhadas, pedaladas e esportes ao ar livre, possui 741 mil m² de área verde, além de playground, diversas quadras poliesportivas e campo de futebol, aparelhos para ginástica, pista de cooper e ciclovia.

O parque Villa Lobos é proposto como um parque cultural, abrigando um anfiteatro e uma área destinada a shows e concertos.

Outra alternativa para quem gosta de esportes é o Clube Escola Lapa, popularmente chamado de Pelezão, que oferece mais de 15 modalidades de práticas esportivas gratuitas, além de um jardim ao ar livre para encontros e atividades em grupo. 

Centros de cultura

Sesc Pompéia

 – Senac Lapa Scipião

– Casa de Cultura Tendal da Lapa

Teatro Cacilda Becker

 

Imagem: Casa Vogue

 

Além da experiência cultural proposta pela Parque Villa Lobos, a região possui o tradicional Sesc Pompéia, que disponibiliza uma programação completa de shows, cursos e atividades culturais e socioeducativas.

Tem ainda o Senac Lapa Scipião, conhecido por seus cursos e oficinas de teatro, e a Casa de Cultura Tendal da Lapa, que oferece oficinas de teatro, música e dança.

Mais uma referência cultural é o Teatro Cacilda Becker, que apresenta peças com diversos artistas de renome nacional a preços acessíveis.

Jogos e eventos

-Allianz Parque / Arena Palmeiras

Allianz Parque – divulgação

O tradicional Allianz Parque, conhecido popularmente como Palestra Itália ou Arena Palmeiras, também é uma opção de lazer próxima ao alto da Lapa.

Além das partidas de futebol, a arena multiuso recebe shows, espetáculos, concertos e eventos corporativos.

Shopping centers

Shopping Bourbon

Shopping Villa Lobos

Shopping Bourbon – divulgação

A região também é rodeada pelos cobiçados shopping centers Bourbon e Villa Lobos, que oferecem cinema, teatro, atrações diversas e variedade gastronômica, além de centenas de lojas.

Mercadões

Ceagesp

Mercado Municipal da Lapa

Ceagesp – Imagem: Agência Brasil

Para quem gosta de cozinhar, a região do alto da lapa possui proximidade com dois importantes mercadões: o Ceagesp e o Mercado Municipal da Lapa.

Construído em 1954, o Mercado Municipal da Lapa concentra ingredientes diversos a ótimos preços. No local pode ser encontrado de tudo um pouco.

Já o Ceagesp, considerado o maior centro atacadista do Brasil e América Latina e terceiro do mundo, é visitado por moradores e comerciantes de toda capital e até de outras cidades por sua enorme variedade de  frutas, legumes, verduras, pescados e flores.

Gastronomia

O bairro proporciona ainda incríveis experiências gastronômicas. A região abriga restaurantes das mais diversas culinárias, como italiana, portuguesa, árabe, japonesa e chinesa.

Pizzaria Brascatta – Divulgação

Um dos locais mais conhecidos é a Pizzaria Brascatta, considerada uma das melhores da cidade. Outro destaque é a padaria Dona Deôla, eleita a melhor padaria de São Paulo em 2014 pela Veja SP. A paneteria funciona 24 horas.

Onde morar no Alto da Lapa?

Perspectiva do Oxy Alto da Lapa

A Tibério desenvolveu para o Alto da Lapa um empreendimento que explora todo o potencial do bairro-jardim com uma vista cinematográfica para toda a região intensamente arborizada.

O Oxy Alto da Lapa está sendo construído em uma ampla área de mais de 3.000m2. Localizado na Praça Monsenhor José Maria Monteiro, 82, o empreendimento oferece apartamentos de 57 m² à 70 m², com dois e três dormitórios em uma torre única.

Outra alternativa próxima ao bairro Alto da Lapa é o Essência Vila Romana, situado na Rua Caio Graco, 801. O empreendimento possui apartamentos de dois dormitórios, com lazer completo, e está pronto para morar.