Cidades e Bairros

Morar no Centro de São Paulo voltou a ser uma ótima opção

Quem é atento aos constantes movimentos de mudança da metrópole já percebeu que o Centro de São Paulo, que durante muito tempo foi olhado com desconfiança pelos paulistanos, voltou a ser um dos locais mais procurados e desejados para se morar. Mas por quê morar no Centro voltou a ser vantajoso?

Vantagens de Morar no Centro:

✔ Diversas opções de gastronomia, lazer e cultura aos seus moradores.

✔ Localização que facilita a mobilidade, com estações do metrô, grandes vias e o maior terminal de Ônibus de São Paulo.

✔ Atmosfera única que mistura o clássico e o moderno.

✔ Região em crescimento, recebendo alto investimento e com potencial de valorização.

Na última década, o Centro de São Paulo se tornou gradualmente um dos endereços mais dinâmicos da cidade. O coração da capital apresenta acesso incomparável ao transporte público, um cardápio vasto de restaurantes e bares, além de centenas de opções culturais.

Uma região para quem abraça o estilo de vida urbano, o Centro oferece às suas mãos (e aos seus pés) as melhores alternativas de uma cidade grande.

A diversidade de opções da área é um de seus principais atrativos: o Centro apresenta uma mescla incrível entre o moderno e o clássico, com estabelecimentos históricos ao lado de comércios que são tendência no momento.

Morar no Centro é misturar história e modernidade

Um exemplo de local clássico é o Mercado Municipal, popularmente conhecido como Mercadão. Fundado em 1933, o Mercadão movimenta cerca de 350 toneladas de alimentos por dia e é um importante ponto turístico, com a venda de dois dos pratos mais típicos da capital: o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau.

Outro estabelecimento histórico é o Ponto Chic. Conhecido como o local de criação do verdadeiro Bauru (com rosbife e pepinos), a lanchonete foi inaugurada na Semana de Arte Moderna de 1922 e se tornou o reduto preferido de artistas como Mario de Andrade e Di Cavalcanti.

Na onda da modernidade, bares com premissas inovadoras e estilo descontraído se desatacam.  O Tokyo, por exemplo, é um complexo multicultural instalado em um prédio de 9 andares revitalizado em 2018. O espaço é inspirado na estética urbana japonesa e reúne pista de dança, restaurante e karaokê, com uma programação bastante eclética.

Culinária eclética

Por ser a região central de uma cidade multifacetada como São Paulo, o Centro foi formado, e é ainda hoje, pela inspiração das mais diversas culturas. Esse fenômeno é bem exemplificado pela gastronomia pluricultural da região.

Representando algumas das raízes estrangeiras mais profundas da capital, o Carlino Ristaurante é considerado o restaurante mais antigo ainda em atividade em São Paulo, fundado em 1881. 

O cardápio conta com os pratos mais tradicionais da culinária italiana, preparados com bastante capricho. Mas o grande diferencial do Carlino está na tradição e na simpatia do local.

Outro restaurante de destaque é o Riconcito Peruano. Com pratos típicos do país sul-americano, terra natal do chefe Edgard Villa, o estabelecimento conta com uma decoração simples, mas se destaca onde verdadeiramente importa: na comida.

Pratos deliciosos como o Ceviche (com opções de peixe branco, camarões ou salmão), o Lomo Saltado (um filé mignon salteado com vegetais) e o Arroz Chaufa com mariscos, são alguns dos mais famosos do local.

Fluxo cultural

Lar do histórico Theatro Municipal, o Centro continua sendo a capital cultural paulistana e abriga outras diversas casas de espetáculos e alguns dos cinemas mais antigos de São Paulo.

Além disso, as praças, esquinas e bares da região são fluxo das novidades artísticas da cidade.

A Praça Roosvelt, por exemplo, se tornou um dos grandes points artísticos, culturais e de lazer para os paulistanos.  Após sua revitalização em 2012, o local passou a ser ponto de encontro de diferentes tribos.

Lá, é possível conviver com skatistas, grafiteiros, músicos e todos os tipos de pessoas interessantes que dão vida a cidade. Recheada de bares e restaurantes, a Roosvelt é uma boa síntese do que é o novo Centro.

Mobilidade fácil

Apesar de todos esses benefícios, a mobilidade continua sendo o principal diferencial do Centro.

Cercado de estações de metrô das linhas vermelha, azul, amarela e verde, com fácil acesso a todas as outras regiões de São Paulo, o Centro também abriga o principal terminal de ônibus de São Paulo, o Pq. Dom Pedro II, que atende 78 linhas rodoviárias e te leva para todos os cantos da capital.

Morar no Centro

É normal que o histórico do Centro nas décadas passadas gere dúvidas sobre as qualidades da região como lugar para morar.

Entretanto, nos últimos 10 anos, o Centro de São Paulo voltou a ser um ponto de destaque da cidade, muito graças ao esforço de comerciantes e artistas que revitalizaram o local com estabelecimentos modernos (ou a modernização de estabelecimentos antigos) e ajudaram a reerguer a região ao patamar de sua importância histórica.

Hoje, o Centro de São Paulo é uma excelente opção residencial. Uma área dinâmica, com fácil acesso e milhares de opções de lazer e cultura.

A Tibério lançará em breve um incrível empreendimento na Rua Claudino Pinto, pertinho de todas essas facilidades! Saiba mais em nosso site.

Siga também o perfil da Tibério no Instagram para ficar por dentro das novidades dos nossos empreendimentos, além de receber dicas financeiras, de decoração, sobre o mercado imobiliário e muito mais!