Guia de Bairros

Morar em Santana é bom? Conheça os atrativos do bairro!

O bairrismo dos Santanenses costuma despertar curiosidade no restante da cidade: Por que morar em Santana é bom?  O que o bairro tem de tão especial para despertar tamanha paixão de seus moradores?

Veja a seguir alguns fatores que tornam Santana uma região única e apaixonante!

O bairro mais tradicional da cidade

Bonde de Sant'anna, Século XIX

Fundado em 1782, Santana carrega mais de 230 anos da história de São Paulo e do Brasil.

Desde os tempos de império brasileiro, onde na altura da atual Rua Alfredo Pujol foi redigido o manifesto paulista que decidiu o “Dia do Fico” de Dom Pedro I, o bairro esteve presente nos movimentos que transformaram a terra da garoa na principal capital do país.

Toda essa tradição, somada a uma posição privilegiada na locomotiva econômica e tecnológica que é São Paulo, criaram uma atmosfera única, que conta com as facilidades de um centro importante, mas se consolida principalmente pelas gerações de famílias que construíram a região: Santana se fez e se faz pelos santanenses.

Essa sensação de acolhimento e familiaridade que o bairro oferece não pode ser imitada ou simulada. Ela é o resultado de muitas vidas e histórias, que tornam Santana um lugar único de se morar.

Veja também: Hello Santana traz modernidade ao tradicional bairro da zona norte

Santana é natureza

Horto Florestal

Não são apenas as raízes familiares que permanecem fincadas na região. Desde os tempos de Fazenda Sant’Anna, propriedade que deu origem ao bairro, Santana possui uma relação estreita com a natureza.  Ainda hoje, 2.189.700 m² de área verde estão distribuídas por todo o distrito, embelezando mesmo suas partes mais urbanizadas.

Mas não só embelezando: o Parque Linear da Avenida Braz Leme, por exemplo, pode ser muito bem aproveitado, sede na pista de caminhada, ciclovia e em um ótimo espaço para exercícios, com clima agradável proporcionado pelas árvores da via.

Parques

Além de uma arborização urbana acima da média do restante da cidade, Santana também conta com diversos parques. Dentre eles está o Parque da Juventude, um símbolo de esperança e transformação.

Inaugurado em 2003, o parque foi construído no local do antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, marcado por sua história de violência e degradação.

Hoje, a área de 240.000 m² é aberta para todos os públicos e conta com quadras poliesportivas, pistas de skate e de cooper, trilhas, playgrounds e espaços para piquenique.

Além disso, também é sede da Biblioteca de São Paulo, que conta com um acervo de 43 mil títulos, entre livros, revistas, jornais, jogos e brinquedos.

Outro parque importante é o Horto Florestal de São Paulo. Seus 187 hectares foram a primeira área de conservação de São Paulo e base da criação do serviço florestal da cidade.

Graças a essas medidas de proteção, o parque abriga parte preservada da Mata Atlântica, oferecendo aos visitantes, gratuitamente, a experiência única de conviver com a fauna e a flora do ecossistema.

Vale o clique: Origens: O melhor empreendimento de Santana está pronto para morar

Comércio destacado

Santana Parque Shopping

Por causa de sua importância para a cidade de São Paulo, e especialmente para a Zona Norte da capital, Santana conta uma ampla rede de comércio.

A Rua Voluntários da Pátria, por exemplo, abriga cerca de 600 estabelecimentos comerciais, dentre eles supermercados, agencias bancárias, restaurantes de fast-food, papelarias e lojas de roupas e sapatos.

A Av. Engenheiro Caetano Álvares também oferece diversas opções de comércio, com destaque ao Extra Santana, mercado importante no bairro.

Outro comércio relevante na região é o Santana Parque Shopping, que oferece 200 lojas, 30 opções de restaurante e 8 salas de cinema.

Já a Rua Pedro Doll é sede de estabelecimentos de glamour e muito bom gosto: são lojas de grife, clínicas de estética e padarias gourmet, englobadas em uma infraestrutura que proporciona um passeio agradável, mesmo para quem não está disposto a gastar.

Gastronomia

Os diversos fluxos imigratórios que construíram o bairro, especialmente os armênios e italianos, criaram uma diversidade bastante interessante na cultura gastronômica santanense.

A cozinha da Armênia, por exemplo, é bem representada pelo Yeran, um dos melhores restaurantes de culinária armênia da cidade.  

Espelhando Santana, o estabelecimento se orgulha de seu ambiente acolhedor tanto quanto de seus elogiados pratos. Fundado por Yeran Garabedian, filha de armênios, o local promete autenticidade e atenção especial da própria dona em cada pedido.

A culinária italiana também está presente para quem vai morar em Santana, com dois restaurantes em destaque: a cantina Dona Carmela, que conta com um clima rústico e sofisticado, ideal para jantares românticos e a pizzaria Graça di Napoli, famosa por sua massa artesanal, sempre crocante e fina.

Vida noturna

Recentemente, Santana também se transformou num point crucial da vida noturna paulista. A Av. Engenheiro Caetano Álvares é o maior destaque desse fenômeno, sendo núcleo de alguns dos bares mais badalados da capital.

O mais famoso deles, no entanto, já tem mais de 50 anos de tradição no bairro: o renomado Bar do Luís Fernandes. Fundado em 1970, o estabelecimento coleciona prêmios de melhor petisco pela Veja SP e em 2019 foi eleito, por pesquisa do Datafolha, o melhor bar para comer na capital.

No entanto, bares mais novos da Engenheiro estão tentando tomar esse posto: o Caetano’s Bar, conta com um dos petiscos mais comentados dos últimos tempos: sua fantástica coxinha com catupiry. Além disso, oferece um cardápio com variedade incomparável de cervejas, caipirinhas e outros drinks.

Mobilidade

Morar em Santana também te dá uma posição privilegiada, que permite fácil acesso para outros pontos da cidade, nos mais diversos tipos de transporte.

O bairro está cercado de estações da linha azul do metrô, que pode te conectar com o restante da capital. Também possui um dos principais terminais de ônibus da Zona Norte, anexado à estação Santana.

Além disso, as avenidas Engenheiro Caetano Álvares e Braz Leme, que são caminho para a Marginal Tietê.

Já o Corredor Norte-Sul e a Avenida Rudge podem te conectar ao centro, à Avenida Paulista e ao Aeroporto de Congonhas.

Morar em Santana é melhor na Tibério!

O que você está esperando para morar em uns dois bairros mais de legais de São Paulo, com toda tradição e expertise de mais de 50 anos no mercado imobiliário?

Conheça já o Hello Santana, lançamento da Tibério!  Encante-se com o decorado e aproveite para conhecer todas as facilidades que o seu novo lar em Santana pode te oferecer!

Morar no Hello Santana

Não se esqueça também de nos seguir no Instagram para receber novidades incríveis sobre os nossos empreendimentos, dicas de finanças e decoração, notícias do mercado imobiliário e muito mais!

empreendimentos que você pode gostar:

Hello Santana
Santana - São Paulo

Pronto para morar

Hello Santana

  • Studios, 1 e 2 Dorms. / 27 a 40 m²
  • A 250m da Engenheiro x Conselheiro
Origens Santana
Santana - São Paulo

Pronto para morar

Origens Santana

  • 2 e 3 Dorms. / 52 a 67m²
  • 1 ou 2 vagas
Dom Brás
Brás - São Paulo

Em Construção

Dom Brás

  • Studios, 1 e 2 Dorms. / 27m² a 37m²
  • A 600m da Estação Pedro II
Max Belém
Belém - São Paulo

Em Construção

Max Belém

  • Studios, 1 e 2 Dorms. / 26 a 52m²
  • Opção com vaga