Guia de Bairros

Vila Mariana: completo como poucos lugares em São Paulo

Um dos mais famosos e tradicionais bairros de São Paulo, a Vila Mariana se destaca por ser uma região completa como poucas vistas na cidade.

O local teve sua origem quando o governador Francisco da Cunha Menezes concedeu em 1782 algumas terras a Lázaro Rodrigues Piques. Os limites dessas terras ficavam entre o Ribeirão Ipiranga e a Estrada do Cursino.

Com o passar dos anos, as terras onde o bairro está localizado tiveram vários proprietários e mudaram algumas vezes de nome até finalmente ser batizado de Vila Mariana.

Sobre o nome do bairro, alguns contam que se deve ao vereador e administrador do Cemitério da Consolação, Carlos Eduardo de Paula Petit, que batizou a vila em homenagem à mulher, Maria, e à mãe, Ana. O nome foi reconhecido pela Câmara em 1907 e permanece até hoje.

Comércios e serviços para atender a qualquer necessidade

Dos tempos do império até os dias atuais, o bairro passou por grandes mudanças e se desenvolveu muito, tornando-se um dos locais com melhor infraestrutura da cidade.

Com uma ampla rede de comércios e serviços, a Vila Mariana ocupa o posto de região mais completa no ranking do Estado de São Paulo.

No distrito estão instalados 6,1 mil estabelecimentos comerciais, 1.572 lojas que são responsáveis por 61 mil empregos no comércio e no setor de serviços.

Cinemateca Vila Mariana

Além disso, a Vila Mariana conta com 15 hospitais, 5 postos de saúde, 9 museus ou centros culturais, 26 creches públicas ou particulares e mais de 95 centros educacionais, o que garante ao bairro um dos maiores índices de desenvolvimento da capital.

Colégios e Faculdades

No setor de educação, o bairro é o que concentra o maior número de faculdades e colégios particulares. Algumas dessas instituições são consideradas referência em qualidade no ensino.

A Vila Mariana abriga a UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo (antiga Escola Paulista de Medicina), bem como alguns dos mais tradicionais colégios da cidade, como o Liceu Pasteur, Colégio Marista Arquidiocesano, o Colégio Madre Cabrini e a Faculdade e Escola técnica SENAI – Anchieta.

Universidade ESPM Universidade Federal UNIFESP Colégio Marista Arquidiocesano

Além destas, o bairro também oferece a Escola Superior de Propaganda e Marketing (mais conhecida como ESPM), a Escola de Belas Artes, a Faculdades Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), Universidade Paulista-UNIP, Faculdade Metropolitanas Unidas-FMU, entre outras.

Instituições de Saúde

Em relação à área da saúde, existe o Hospital do Servidor Público Estadual, um megacomplexo hospitalar que responde por quase 40% dos atendimentos dos servidores públicos estaduais.

Outro hospital referência que está instalado na Vila Mariana é o Dante Pazzanese, especializado em cardiologia. O bairro também sedia a Casa Hope, uma ONG dedicada à criança com câncer.

Hospital Servidor Público Hospital Dante Pazzanese Casa Hope

A região ainda dispõe de ótimos consultórios e clínicas, que complementam a rede de saúde do bairro.

Opções de transporte

O bairro conta com 5 estações de metrô (Ana Rosa, Vila Mariana, Paraíso, Santa Cruz e Chácara Klabin), que fazem parte das linhas 1-Azul e 2-Verde. O local também dispõe de diversas linhas de ônibus que atendem a várias regiões da cidade.

Estação do metrô Santa Cruz Estação Vila Mariana Estação Ana Rosa

Vias de acesso

Situado em uma das melhores localizações da cidade, na região centro-sul, o bairro é cercado de importantes vias como as ruas Domingos de Morais, Vergueiro, Sena Madureira e as avenidas Jabaquara, Paulista, Rubem Berta, Ibirapuera e Lins de Vasconcelos.

Avenida Lins de Vasconcelos Avenida Domingos de Morais Avenida Jabaquara

Uma república no meio da maior cidade do país

Bandeira da República da Vila MarianaPor ser um dos locais mais completos da cidade e por oferecer qualidade de vida como poucos bairros, a Vila Mariana é tão querida pelos seus moradores que uma turma de amigos criou ali uma ‘república’, com bandeira e brasão.

Essa história começou há cerca de 10 anos, com um grupo de amigos que proclamou o distrito como “República da Vila Mariana” e hasteou a bandeira do território no Instituto Biológico, prédio tradicional do bairro. A bandeira leva as cores amarela e vermelha e desenhos do Obelisco, de árvores e de um trem do metrô.

Como todo bom governo, a República da Vila Mariana tem ministérios, como por exemplo da Justiça, das Artes, do Trabalho, da Saúde, do Comércio e outros. A frente desta simpática república há também um chanceler, seu Walter Taverna, morador do bairro há mais de 50 anos.

Vista aérea do bairro Vila Mariana

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, ele diz que o intuito da criação dessa república é de divulgar tudo o que a Vila Mariana tem de bom e ajudar a população na interlocução com a prefeitura.

Um dos melhores locais para morar

Com toda a infraestrutura e qualidade de vida que a Vila Mariana é capaz de oferecer, esse se tornou um dos locais mais desejados da cidade para morar. Por isso, a Tibério em parceria com a incorporadora You lançou o empreendimento You Vila Mariana.

O projeto oferece apartamentos de 3 e 2 dormitórios com 1 suíte e depósito. O You Vila Mariana também dispõe de uma área de lazer completa com itens para todas as idades e ocasiões.

Quem deseja conhecer um pouco mais sobre o bairro e também saber detalhes do empreendimento pode ter mais informações na Rua Dr. Dolzani, travessa da Avenida Lins de Vasconcelos, altura do nº 1850.