Guia de Bairros

Bairro Conceição oferece muitas opções de locomoção e excelente infraestrutura

Conhecida como uma das regiões mais bem estruturadas e completas da cidade de São Paulo, o bairro Conceição pode ser caracterizado como um local de perfil residencial que anda de mãos dadas com a modernidade e com o progresso.

A história do bairro é muito semelhante a dos demais que estão na região. Era anteriormente ocupado por muitas chácaras e sítios, construídos principalmente no final do século XIX, e que fizeram parte da paisagem até a década de 50.

Não se sabe ao certo quem deu esse nome ao local, o que se sabe é que a origem dele se deve à estrada da Conceição, que passava por onde hoje esta localizada a estação de metrô com o mesmo nome do bairro.

Vista aérea do bairro Conceição

Dos anos 50 em diante, a região passou por grandes transformações que mudaram radicalmente a paisagem elevando seu status de local afastado do centro e com poucos recursos para um dos melhores lugares da capital para se morar.

Grande parte dessa mudança se deve a importantes obras que aconteceram na região, como a construção do metrô.

Transporte, urbanização e desenvolvimento sobre trilhos.

Metrô ConceiçãoA chegada do metrô na região veio acompanhada de uma intensa urbanização e desenvolvimento. Na história do bairro, a construção da estação Conceição é considerada como o fator mais importante para seu progresso.

Inaugurada na década de 70, proporcionou um grande desenvolvimento para a região, além de atrair novos moradores e empresas.

Hoje o bairro possui uma infraestrutura completa que dispõe de supermercados, bancos, escolas, universidades, restaurantes, bares, padarias, farmácias e lojas dos mais variados segmentos.

Apesar do intenso desenvolvimento comercial, o local ainda conserva as características de um bairro residencial.

Além do desenvolvimento trazido pela construção do metrô, esse fato foi responsável por um grande avanço na parte de transportes da região, ligando o distrito que antes era considerado afastado, até locais importantes do centro da cidade.

Hoje quem mora ou trabalha no local e precisa ir para outras partes da capital conta com a estação Conceição, que faz parte da linha 1-Azul e possibilita integração com as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela, facilitando o deslocamento para muitos pontos de São Paulo.

Há ainda na mesma avenida onde fica situada a estação Conceição as estações São Judas, Saúde, e Praça da Arvore, que fazem parte da mesma linha 1-Azul.

Além disso, o bairro conta com diversas linhas de ônibus como opção de transporte, que atendem a várias regiões da cidade.

A chegada de grandes empresas

O desenvolvimento comercial e financeiro na região se consolidou definitivamente com a chegada de empresas de grande
porte. Esse processo começou no ano de 1985, com a conclusão das obras do complexo Itaú Unibanco Centro Empresarial, uma grande área localizada próxima à estação Conceição.
Atualmente ele conta com 5 grandes edifícios e passou a ser a sede do Banco Itaú Unibanco, onde estão reunidos alguns dos setores mais importantes da empresa no Brasil e no mundo.

Centro empresarial Itaú Centro empresarial do aço

Sete anos depois, em 1992, foram concluídas as obras de outro grande complexo comercial, o Centro

Empresarial do Aço (CEA), que passou a ser a maior estrutura metálica da América Latina e abriga muitas das maiores empresas do ramo siderúrgico, sendo algumas delas multinacionais.

Várias filiais dos maiores bancos e empresas do país se instalaram no bairro, principalmente no trecho inicial da Avenida
Engenheiro Armando de Arruda Pereira.

Acesso fácil para todos os lugares

A região é cercada de importantes vias que facilitam o deslocamento para diversos pontos da cidade, como Avenida Jabaquara, Doutor Hugo Beolchi, Engenheiro Armando de Arruda Pereira, Indianópolis, Avenida dos Bandeirantes e o Complexo Viário Maria Maluf.

Avenida Bandeirantes Avenida Indianópolis Avenida Ricardo Jafet

Outro caminho importante é a Rodovia dos Imigrantes, que além de servir de acesso para algumas regiões da cidade de São Paulo, também serve de opção de rota para os municípios do litoral Sul e baixada Santista.

Um local dos mais desejados para morar

Por tudo que oferece, hoje, a Conceição é um dos locais mais desejados para morar por quem procura ótima infraestrutura e facilidade de acesso, mas sem abrir mão de uma boa qualidade de vida.

Por isso, em breve, a Tibério vai lançar na região o empreendimento My Space Conceição. O projeto oferece apartamentos de 1, 2 e 3 dormitórios e uma área de lazer completa com itens para todas as idades e ocasiões.

Os interessados podem ter mais informações no futuro endereço do empreendimento: Rua Lucrécia Maciel, nº 333.